Hoje, os profissionais de
marketing não tem mais controle total sobre suas marcas, pois agora estão
competindo com o poder coletivo dos consumidores.” Philip Kotler (Marketing
3.0, 2010).
O futuro do Brasil é sempre
imprevisível, devido as constantes e rápidas mudanças no ambiente
organizacional é preciso estar em sintonia com as novas tendências, das maiores
oportunidades de negócio e valorizar o lado humano de cada colaborador que pode
contribuir para as melhorias na empresa, pois estes também são consumidores.
Conforme Philip Kotler, “Os
consumidores já não são mais indivíduos isolados; agora, estão conectados uns
aos outros. Suas decisões não são mais inconscientes; ao contrário, são bem
fundamentadas em informações. Não são mais passivos; são ativos, oferecendo feedback útil às empresas.” (Marketing
3.0, 2010).
Os consumidores passaram de simplesmente
aceitar o produto e passaram a exigir uma melhoria na qualidade e preço do
produto e com isso há uma competitividade ante o mercado e ter um profissional
qualificado em somente uma área já não é mais o suficiente, ele precisa ser
multi-especialista que tem uma ampla visão sistêmica da empresa, que está
atento aos novos conhecimentos do mercado, apto a crescer e disputar posições
no mercado de trabalho.
“O aprendizado contínuo é um dos diferenciais das pessoas de
sucesso, porque o conhecimento é infinito e quem deseja ser vencedor é obrigado
a ter um enorme desejo de tornar-se, a cada dia que passa, melhor no que faz.”
(Eduardo Tevah).
Assim como Philip Kotler diz
que, “Um líder de negócios que consegue captar essa pequena mudança (refere-se
a uma mudança em uma parte do mundo, pode provocar grandes diferenças em outros
países) pode obter uma vantagem significativa. Para fazer isso, os líderes não
devem ser líderes operacionais que se concentram na organização interna. Devem
estar atentos a descobertas e ter mentalidade aberta.” (Marketing 3.0, 2010).
O cliente passou a obter os produtos que desejam no ato da compra, nada mais de ficar meses esperando um produto e muitas vezes pagam por produtos sem conhecer a sua origem o que leva as organizações a sua incapacidade de competir com produtos inferiores baseado apenas nas necessidades imediatas dos clientes.
As organizações precisam se organizar para não perder seu mercado, frente ao consumismo barato e a desordem no sistema econômico e manter seu cliente fiel aos seus produtos e ao seu preço.
Autora: Cris Kirsten
O cliente passou a obter os produtos que desejam no ato da compra, nada mais de ficar meses esperando um produto e muitas vezes pagam por produtos sem conhecer a sua origem o que leva as organizações a sua incapacidade de competir com produtos inferiores baseado apenas nas necessidades imediatas dos clientes.
As organizações precisam se organizar para não perder seu mercado, frente ao consumismo barato e a desordem no sistema econômico e manter seu cliente fiel aos seus produtos e ao seu preço.
Autora: Cris Kirsten
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