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O Marketing aos consumidores

Hoje, os profissionais de marketing não tem mais controle total sobre suas marcas, pois agora estão competindo com o poder coletivo dos consumidores.” Philip Kotler (Marketing 3.0, 2010).

O futuro do Brasil é sempre imprevisível, devido as constantes e rápidas mudanças no ambiente organizacional é preciso estar em sintonia com as novas tendências, das maiores oportunidades de negócio e valorizar o lado humano de cada colaborador que pode contribuir para as melhorias na empresa, pois estes também são consumidores.
Conforme Philip Kotler, “Os consumidores já não são mais indivíduos isolados; agora, estão conectados uns aos outros. Suas decisões não são mais inconscientes; ao contrário, são bem fundamentadas em informações. Não são mais passivos; são ativos, oferecendo feedback útil às empresas.” (Marketing 3.0, 2010).

Os consumidores passaram de simplesmente aceitar o produto e passaram a exigir uma melhoria na qualidade e preço do produto e com isso há uma competitividade ante o mercado e ter um profissional qualificado em somente uma área já não é mais o suficiente, ele precisa ser multi-especialista que tem uma ampla visão sistêmica da empresa, que está atento aos novos conhecimentos do mercado, apto a crescer e disputar posições no mercado de trabalho.

O aprendizado contínuo é um dos diferenciais das pessoas de sucesso, porque o conhecimento é infinito e quem deseja ser vencedor é obrigado a ter um enorme desejo de tornar-se, a cada dia que passa, melhor no que faz.” (Eduardo Tevah).


Assim como Philip Kotler diz que, “Um líder de negócios que consegue captar essa pequena mudança (refere-se a uma mudança em uma parte do mundo, pode provocar grandes diferenças em outros países) pode obter uma vantagem significativa. Para fazer isso, os líderes não devem ser líderes operacionais que se concentram na organização interna. Devem estar atentos a descobertas e ter mentalidade aberta.” (Marketing 3.0, 2010).

O cliente passou a obter os produtos que desejam no ato da compra, nada mais de ficar meses esperando um produto e muitas vezes pagam por produtos sem conhecer a sua origem o que leva as organizações a sua incapacidade de competir com produtos inferiores baseado apenas nas necessidades imediatas dos clientes.

As organizações precisam se organizar para não perder seu mercado, frente ao consumismo barato e a desordem no sistema econômico e manter seu cliente fiel aos seus produtos e ao seu preço.

Autora: Cris Kirsten



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